quarta-feira, 19 de setembro de 2012

USP e FGV lançam aulas e simulados na web para alunos do ensino médio

A Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação Getulio Vargas (FGV) lançaram portais com conteúdos para alunos do ensino médio. Tanto o Portal e-Aulas USP como o Programa FGV Ensino Médio Digital reúnem materiais de estudo para alunos desta modalidade de ensino.
 
O portal da USP disponibiliza videoaulas das áreas de humanas, exatas e biológicas produzidas pela universidade. Ele foi inspirado em portais semelhantes de instituições internacionais de ensino superior, como Massachusetts Institute of Technology (MIT), Harvard e Princeton.
 
Na segunda fase do projeto, que deverá ser implementada até o final do ano, o portal permitirá que os vídeos sejam legendados e que outros arquivos sobre o assunto em questão, mesmo que estejam em formatos diferentes, possam ser inseridos.
 
Segundo a pesquisadora do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Escola Politécnica e coordenadora do Grupo Gestor do e-Aulas, Regina Melo Silveira, o Portal e-Aulas USP também será incorporado ao Portal de Busca Integrada do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi). Dessa forma, o usuário que pesquisar sobre um determinado assunto obterá como resultado não apenas livros, teses e artigos relacionados, mas também os vídeos produzidos sobre o tema.
 
Simulados e jogos
 
O portal da FGV traz material sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), simulados, jogos e aulas.
 
Há conteúdos de todas as áreas de conhecimento, divididos em blocos temáticos – cursos – que, por sua vez, estão subdivididos em aulas também estruturadas em tópicos temáticos específicos. Os cursos dão uma visão geral de cada área de conhecimento que compõe o programa do ensino médio. Ao final de cada aula, o internauta poderá encontrar questões de autoavaliação de múltipla escolha com gabarito e comentários.
 
Também é possível encontrar simulados divididos por áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (contemplando questões de português, literatura, redação, inglês e práticas corporais); matemática e suas tecnologias (contemplando questões de matemática); ciências da natureza e suas tecnologias (contemplando questões de física, química e biologia); e ciências humanas e suas tecnologias (contemplando questões de história, geografia, filosofia e sociologia). O teste de cada área do conhecimento tem 15 questões que são escolhidas aleatoriamente pelo sistema. A duração da prova é de 45 minutos.
 
 
 
Fonte: G1 Globo.com - 18/09/2012 - Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário