quarta-feira, 13 de junho de 2012


Veja o que já foi dito sobre a Rio+20


FOLHA DE SÃO PAULO 12/06/2012

"O Brasil não discorda desse conceito [de economia verde], mas defende uma economia verde inclusiva, que sirva como ferramenta para a implementação do desenvolvimento sustentável e que contemple as três dimensões da sustentabilidade: a econômica, a ambiental e a social"

Marco Antonio Raupp, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação
"Os países emergentes precisam evitar o modelo de crescimento convencional, baseado no uso intensivo de recursos."
Sha Zukang, secretário-geral da Rio+20
"Quando nos encontrarmos no Rio, os chefes de Estado e de governo devem ter diante de si um documento conciso [...]. Não é razoável deixar muitas questões não resolvidas para que os líderes negociem."
Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU
"Essa é uma conferência que não tem peso. O cenário é de impasse, de bloqueio. Os países não estão dispostos a discutir desenvolvimento sustentável, por isso não será uma conferência relevante"
Eduardo Viola, professor da UnB e especialista em política das mudanças climáticas
"Não se trata de colocar um preço sobre o valor da natureza, até porque a abelha não passa um recibo quando produz o mel, mas ampliar a consciência dos agentes econômicos para o custo dos impactos sobre o capital natural e social"
Pavan Sukhdev economista indiano
"Temos que tomar cuidado para não cairmos na armadilha de aceitarmos conceitos pré-fabricados do que é o êxito, do que é o fracasso. A proposta [da agenda do evento] é muito ambiciosa e sui generis, não é a mesma proposta da Rio-92"
Antonio Patriota, ministro das relações exteriores
"A Rio+20 é muito mais aberta do que uma reunião sobre clima. Como nós vamos viver em cidades sustentáveis nos próximos 20 anos? Como vamos produzir comida de maneira sustentável nos próximos 20 anos? Isso é a Rio+20. É tudo! É por isso que a questão da imaginação é tão complicada"
Brice Lalonde, coordenador da Rio+20
"Eu gostaria muito que nós tivéssemos algum texto que reconhecesse a importância da população e do consumo lado a lado com nossa preocupação direta com o ambiente."
Sir John Sulston, ganhador Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2002
"A posição do Brasil é tímida porque o governo brasileiro não acredita nas mudanças climáticas."
Rubens Ricupero, embaixador e ex-ministro do Meio Ambiente
"O Brasil pode fazer uma de duas coisas: colocar-se ao lado dos países que querem mudar o mundo ou manter o status quo."
Achim Steiner, subsecretário-geral das Nações Unidas
"Reeleição de Obama é mais importante para o mundo do que sua presença aqui."
André Corrêa do Lago, negociador-chefe da delegação brasileira para a Rio+20

Nenhum comentário:

Postar um comentário