segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Estagiário desenha carro e é contratado

Programa de design da Volkswagen é a porta de entrada para criar automóveis em uma das maiores montadoras do mundo

Se você adora carros, estuda design, moda ou arquitetura e sonha em ver uma criação sua circulando pelas ruas, um dos caminhos para essa realização é participar do programa Talento Volkswagen, que terá inscrições para a edição de 2011 abertas neste primeiro semestre. Os participantes desse curso desenvolvido por um ano no Estúdio de Design da companhia devem desenvolver um carro atendendo ao tema proposto, que este ano é o da customização. Os autores dos melhores projetos são contratados e passam a colocar suas ideias na linha de montagem da montadora. Sonho realizado por Gustavo de Souza Motta, que participou do programa em 2003 e hoje é design da Volkswagen. Seu desafio foi projetar como poderia ser o modelo Golf em 2053. 
Foto: Divulgação Ampliar
Modelo Dolphin desenvolvido pelo estagiário Gustavo de Souza Motta para o Talentos Volkswagen
Laboratório da Nasa – Motta ficou sabendo do programa da Volkswagen quando ainda estudava o último ano de desenho industrial na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru (SP). “Eu e um grupo de amigos praticamente dormíamos na faculdade para preparar o projeto do concurso”, diz. Ele passou na primeira fase da seleção e foi conhecer a montadora, onde se impressionou com os equipamentos para o desenvolvimento de um carro. “Parecia que estava entrando na Nasa (agência espacial americana).” Foi também quando teve oportunidade de desenhar para seus “heróis”, os profissionais do setor de design da empresa, que avaliaram os projetos.
Oportunidade – Motta conta que participar do programa foi fundamental para entrar nessa profissão. “A área de design é muito restrita e fechada. São poucas as portas. Aprendi o que pude, conheci a profissão, formei toda a minha bagagem. A faculdade dá uma formação mais geral e o estágio foi minha verdadeira escola”, afirma . Conheça outras formas de iniciar uma carreira na Volkswagen, como no programa de estágio voltado para estudantes de outros cursos.
Projeto Golfinho – A inspiração para o carro conceito de Motta levou em conta, segundo ele, a graça a beleza e a inteligência do golfinho. Desenhou um carro chamado “The Dolphin”, imaginando um futuro com o meio ambiente degradado daqui a 50 anos e que os produtos teriam a função de remeter à valorização da Natureza. Outro destaque do projeto é o ampo espaço interno permintindo se sentar em qualquer lugar do carro. Com sua ideia aprovada, Motta passou um ano desenvolvendo um carro conceito com base no Porsche Roxter, para concluir o curso.
Sede da empresa, na Alemanha - Ao final do estágio, Motta foi convidado por uma gerente para trabalhar como design e depois foi atuar por um ano e meio em uma unidade da companhia na Alemanha, o Brazilian Corner, que desenvolve projetos de carros para o mercado brasileiro. Há quatro anos voltou para o Brasil e faz parte da equipe de designers da Volkswagen e poderá estar entre os profissionais que irão avaliar os projetos deste ano na empresa. Outra multinacional alemã, a Bayer, também leva estudantes para a Europa. Trata-se de um prêmio patrocinado pela Organização das Nações Unidas para incentivar projetos ambientais.
Projeto Talentos da Volkswagen
O programa foi criado em 1998 e dos 49 participantes, 19 foram contratados para a área de design da empresa. A oportunidade é direcionada aos alunos dos cursos de desenho industrial, moda e arquitetura, o programa tem o objetivo de selecionar estagiários para o Centro de Design da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP).
As inscrições são abertas no primeiro semestre de cada ano. O processo seletivo acontece em três etapas: apresentação dos melhores trabalhos enviados; teste prático, em que os estudantes desenvolvem uma proposta a partir de um novo briefing apresentado no momento do teste; e apresentação final dos projetos. Nessa última fase, os universitários selecionados apresentarão desenhos, ilustrações e modelagens virtuais do projeto. A cada ano são escolhidos três universitários para participar do programa.

Fonte: http://estagio.ig.com.br/guiadocandidato/carreira/estagiario+desenha+carro+e+e+contratado/n1237927456113.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário