terça-feira, 11 de outubro de 2011

O ícone Steve Jobs

           Na última quarta-feira, 05 de outubro, faleceu o grande empreendedor da Apple, Steve Jobs. Sua morte foi sentida por pessoas do mundo todo, que viam nele um ser incrivelmente visionário e o consideravam um gênio da tecnologia.
          De forma singela, nós gostaríamos de homenagear esse Utopista que, com sua partida, nos deixa um imenso legado. Para isso, segue um texto de Sérgio Antonio Meneghetti.

  

Steve Jobs e a Intuição



Por Sergio Antonio Meneghetti *


Mais um ícone cumpre com a sua importante parte no desenvolvimento do   planeta azul. 

Procurei ler um pouco sobre este software humano e tentar descobrir um   pouco da origem da sua genialidade, e como já esperado, encontrei parte da   chave da mente brilhante do nosso amigo: trabalho, perseverança e   atenção à “intuição”.

Geralmente, o novo vem pelo processo intuitivo, cabe ao receptor ter a bagagem acadêmica e prática para materializar a idéia, é lógica pura.

Curiosamente, o ponto mais avançado da matéria ou ciência, nasce no intimo imaterial, mostrando que nada está desligado neste universo.

Seguem pensamentos de Steve Jobs extraído do site Pensador. Info na UOL e SBT:

Seu tempo é limitado, então não percam tempo vivendo a vida de outro. Não sejam aprisionados pelo dogma – que é viver com os resultados do pensamento de outras pessoas. Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles, de alguma forma, já sabem o que você realmente quer se tornar.   Tudo o mais é secundário.

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No tempo em que Steve Jobs comandou a Apple, a empresa pouco se preocupava em fazer pesquisas sobre o lançamento de novos produtos, porque ele sempre se antecipava.

E citava Henry Ford, que fez automóveis em grande quantidade, para justificar que a intuição e o conhecimento funcionam melhor do que uma pesquisa. 

Steve Jobs

Fica a minha gratidão a este irmão que, pelo seu trabalho, melhorou a minha vida.
 

*Sérgio Antonio Meneghetti  (Químico, poeta e escritor; Embaixador Universal da Paz  - França - Genebra - Suiça - Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix; Autor dos livros: “Intuição, Ferramenta de Trabalho” e “Liberdade da Consciência”)


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O poder da tecnologia


         Que as tecnologias estão sendo valorizadas e utilizadas por uma quantidade de pessoas a cada dia já não nos surpreende. Talvez  o que possa deixar algumas pessoas incrédulas é o fato de que os adolescentes e adultos preferem o acesso à internet, ao invés de passear, namorar ou possuir um carro.
          Para comprovar esta tese, a empresa de tecnologia Cisco Systems, que desenvolve produtos relacionados às novas tecnologias, realizou uma pesquisa com jovens de até 30 anos em 14 países, incluindo-se o Brasil, que por sua vez mostrou que essa realidade da geração Y e Z vem tomando o seu espaço perante outros bens materiais e sentimentais que até então eram prioridades na vida do ser humano.
           Para melhor análise da pesquisa, vamos contar com a matéria do jornalista, Felipe Vanini Bruning da Folha.com(segue abaixo a matéria),  que detalha a parte positiva e negativa em ser um navegador sem controle.





Jovens dão mais valor à internet que ao namoro, moradia e carro



Catraca Livre em 21/09/2011

por Felipe Vanini Bruning, da Folha.com

A internet passou a ser tão necessária para estudantes e profissionais quanto água, comida e moradia, segundo uma pesquisa da empresa de tecnologia Cisco, realizada com jovens de até 30 anos em 14 países.

No Brasil, três em cada cinco estudantes e jovens profissionais fizeram essa afirmação. Eles ainda disseram que, entre um carro e a internet, preferem acesso à rede.

Além disso, 72% dos universitários brasileiros afirmaram que preferem navegar na internet a namorar, ouvir música e sair com os amigos.

E essa ênfase na internet se repetiu entre universitários de países como China (59%), Espanha (54%) e Índia (54%).

Apenas na França o namoro prevaleceu na dianteira das opções, com 54%.

No campo profissional, 75% da chamada geração Y brasileira afirmou não viver sem a internet.

“Para essa geração, mais importante que o contato físico é estar conectado o tempo todo nas redes sociais”, diz o presidente da Cisco, Rodrigo Abreu.

“Está ocorrendo uma substituição de atividades tradicionais pela maior conectividade.”

A pesquisa indica que 70% dos jovens profissionais globalmente possuem entre seus contatos colegas de trabalho.

Para Abreu, isso significa que a utilização de redes no trabalho, proibida por algumas empresas, estaria com os dias contados.

“Isso vai equivaler a impedir o funcionário de trabalhar.”

Segundo ele, empresas atentos a essas mudanças de perfil terão mais sucesso em reter talentos.

“A internet virou um elemento essencial da vida.”

Matéria originalmente publicada na Folha.com