sábado, 23 de outubro de 2010

Carreira verde: Tecnologia em Processos Ambientais

As questões ambientais ocupam o centro das preocupações globais. Para atender às necessidades humanas básicas e de conforto, o setor industrial, de serviços, agrícola e mesmo a comunidade, em geral, desenvolvem atividades, geram resíduos, enfim, ações que ocasionam impactos ambientais variados e, muitas vezes, danos irreparáveis ao meio ambiente.

O objetivo do curso superior de Tecnologia em Processos Ambientais é formar profissionais habilitados e capazes de planejar e promover intervenções nos processos ambientais, no desenvolvimento, operação e manutenção de sistemas de controle da poluição, entre outras atividades.

O tecnólogo em Processos Ambientais atua nos segmentos industrial, agrícola, de serviços e governamentais, visando minimizar e prevenir o dano ambiental, seja através da coordenação de atividades operacionais, laboratoriais, controle logístico, gerenciamento de resíduos ou em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de prevenção e controle.

O curso superior de Tecnologia em Processos Ambientais prevê a certificação intermediária em Operador de Co-processamento de Resíduos.

Com duração de três anos, o curso superior de Tecnologia em Processos Ambientais da Faro está com vagas abertas para 2011 nos períodos matutino e noturno.

No vídeo abaixo, você conhece a estrutura oferecida pela Faro para o desenvolvimento de fundamentos e técnicas essenciais para um Tecnólogo em Processos Ambientais.



As inscrições para o vestibular da Faro já estão abertas. Acesse http://vestibular.faroroseira.edu.br e garanta sua inscrição.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Carreira verde: Tecnologia em Manutenção Industrial

A área de manutenção, até pouco tempo encarada como uma despesa indesejável dentro das indústrias, agora é vista como um investimento estratégico nas empresas bem estruturadas. A partir de um planejamento de manutenção, as empresas adquirem maior produtividade e, consequentemente, lucratividade. Além disso, como as paradas imprevistas na produção são eliminadas, consegue-se garantir entregas e a satisfação de clientes, tornando a empresa mais competitiva no mercado.

Neste contexto, o tecnólogo em Manutenção Industrial estará apto a trabalhar questões relacionadas à capacidade e potencialidade do processo produtivo, em atividades relacionadas à manutenção corretiva ou preventiva. Para tanto, é necessário obter formação técnica e adquirir habilidades e competências para ser um profissional preparado especificamente para essa área de atuação, algo que não existe no mercado de trabalho – grande diferencial do profissional que se forma em Tecnologia de Manutenção Industrial.

O curso superior de Tecnologia em Manutenção Industrial prevê as certificações intermediárias em Assistente de Manutenção Industrial e Supervisor de Manutenção Industrial.

Com duração de três anos, o curso superior de Tecnologia em Manutenção Industrial da Faro está com vagas abertas para 2011 nos períodos matutino e noturno.

No vídeo abaixo, você conhece a estrutura oferecida pela Faro para o desenvolvimento de fundamentos e técnicas essenciais para um Tecnólogo em Manutenção Industrial.



As inscrições para o vestibular da Faro já estão abertas. Acesse http://vestibular.faroroseira.edu.br e garanta sua inscrição.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Promoção "Faça a Diferença"



Concurso Cultural (nos termos da LEI 5.768/71, art. 3º , II.)

O futuro das novas gerações depende muito de nossas ações nos dias de hoje, e o desenvolvimento sustentável se torna cada vez mais importante para o equilíbrio entre o crescimento das economias e a preservação do meio ambiente. O uso consciente dos recursos naturais; o desenvolvimento de novas tecnologia de produção, mais eficientes e limpas; a prática de novos hábitos de consumo e convivio social, fazem parte de uma rede de ações, indispensáveis para um futuro mais equilibrado.

Participe desta promoção e mostre o que você faz no seu dia-a dia, no seu trabalho, escola, e na sua comunidade para fazer a diferença e construir um futuro melhor.

Reponda a questão: "Como você faz a diferença?", através de nosso site ou pelo twitter até o dia 20/11/2010. Uma comissão julgadora escolherá 3 respostas mais criativas. Os participantes que formularem as 3 respostas com as ações mais criativas serão premiados com 1 Kit FARO, cada um deles, contendo 1 iPod, 1 Mochila FARO, 1 caderno FARO e mais 50% de desconto na primeira mensalidade dos cursos de graduação, caso o participante premiado participe do processo seletivo, seja aprovado e realize a matrícula em um dos cursos de graduação. Em caso de respostas iguais será considerada a primeira resposta avaliada.

Pelo Twitter, as mensagens deverão ser direcionadas ao perfil da Faro (@faro_ceavap) e incluir a hashtag #faro.

É vedada a participação dos integrantes da comissão julgadora, bem como seus parentes diretos e funcionários do CEAVAP. Os prêmios não podem ser trocados por dinheiro. O resultado será divulgado através do site e twitter a partir do dia 29/11/2010 e seus ganhadores serão comunicados e receberão os prêmios no prazo de vinte dias a contar da data da divulgação. Os prêmios serão entregues sem nenhum ônus para os ganhadores.

Carreira verde: Tecnologia em Gestão Ambiental

O curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental foi criado para suprir as necessidades do mercado de trabalho, visto que com a conscientização da humanidade e a crescente preocupação ambiental, as organizações têm que investir em projetos de gestão ambiental e de preservação natural. E a tendência é para crescimento destas atividade, o que torna o mercado do Tecnólogo em Gestão Ambiental ainda mais aquecido.

Há ofertas de empregos para o profissional dessa área tanto em empresas de consultoria, do setor público ou privado, como em municípios, na recuperação de áreas degradas e no setor de educação ambiental, seja em instituições de ensino e em organizações não-governamentais (ONGs).

O aluno formado no curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental está preparado para trabalhar na esfera pública e privada, com elevada capacitação técnica e conhecimentos em legislação ambiental, que o capacitam para interpretar dados sócio-econômicos, cartográficos e cartas temáticas, com abordagem ambiental nas escalas macro, meso e micro.

O curso de Tecnologia em Gestão Ambiental possui a duração de 2 anos, e na Faro serão oferecidas em 2011 turmas no período matutino e noturno.

O curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental prevê as certificações intermediárias de Gestão de Recursos Naturais e Gerenciamento Ambiental.

Se interessou pelo curso? No vídeo abaixo, você conhece a estrutura oferecida pela Faro para o desenvolvimento de fundamentos e técnicas essenciais para um Tecnólogo em Gestão Ambiental.



As inscrições para o vestibular da Faro já estão abertas. Acesse http://vestibular.faroroseira.edu.br/ e garanta sua inscrição.

Você sabe a diferença entre cursos de tecnologia e de graduação?

Enquanto os cursos tradicionais de graduação trazem ao aluno uma visão mais ampla do universo profissional, o curso tecnológico forma profissionais para atender campos específicos do mercado de trabalho.

Com formato mais compacto e prático, o curso de tecnologia tem duração média menor que a dos cursos de graduação tradicionais, levando, em média, de 2 a 3 anos para serem concluídos.

Sendo um profissional de nível superior, os tecnólogos podem, assim como os formados no bacharelado e licenciatura, continuar os estudos cursando a pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) e lato sensu (Especialização e MBA). Além disso, permite a inserção rápida no mercado de trabalho e impulsiona a carreira para quem já está empregado.

Certificações intermediárias: Com foco no mercado de trabalho, os cursos de Tecnologia da Faro permitem que certificações intermediárias sejam conferidas aos alunos, de acordo com os níveis de aprendizagem de cada etapa do curso.

Assim, antes mesmo do término do curso, os alunos recebem certificados reconhecidos pelo Código Brasileiro de Ocupação, que permitem ao aluno o ingresso no mercado de trabalho, antes mesmo da conclusão total do curso.

A partir de hoje, começaremos a divulgar mais informações sobre os cursos superiores de Tecnologia oferecidos pela Faro. Não perca nossas atualizações!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Carreira verde: Engenharia Ambiental

Especialistas de Recursos Humanos são unânimes em afirmar que a Engenharia Ambiental é uma das carreiras em maior ascensão no mercado de trabalho. E o motivo de expressivo crescimento é a necessidade da economia em investir em pesquisas e projetos relacionados à preservação do meio ambiente, como forma de garantir a utilização sustentável dos recursos provenientes da natureza.

A mobilização da comunidade internacional para também deter as mudanças climáticas causadas pelo Efeito Estufa também geram uma demanda considerável por profissionais formados nesta área.

O curso de Engenharia Ambiental tem duração de cinco anos. Em 2011, a Faro lançará turmas nos períodos matutino e noturno. Os principais eixos temáticos do curso são as questões de meio ambiente, segurança, gestão da qualidade, técnicas analíticas e gerenciamento da produção.

Além das questões relacionadas à formação básica em meio ambiente, os alunos também desenvolverão habilidades para a inserção no mercado de trabalho, de forma competitiva.

No vídeo abaixo, a Faro explica com detalhamento as questões relacionadas ao mercado de atuação de um Engenheiro Ambiental.


As inscrições para o vestibular da Faro já estão abertas. Acesse http://vestibular.faroroseira.edu.br e garanta sua inscrição.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Carreira verde: Engenharia Química

Buscar nos processos industriais maneiras de minimizar o impacto ambiental e a formação de subprodutos que encareçam a produção: esta é a missão do Engenheiro Químico, profissional que busca, a partir de sua formação multidisciplinar, reduzir custos de produtos, tornando-os economicamente viáveis em escala industrial.

O Engenheiro Químico identifica, formula e busca soluções para problemas relacionados ao desenvolvimento de processos e produtos, atuando em indústrias químicas, petroquímicas, farmacêuticas, de alimentos e correlatas. Este profissional também pode atuar em institutos de pesquisa, órgãos governamentais e laboratórios.

O curso de Engenharia Química tem duração de cinco anos. Para 2011, a FARO oferecerá turmas nos períodos da manhã e da noite. A metodologia adotada busca desenvolver as competências relacionadas ao planejamento, construção, operacionalização, comercialização e gerenciamento de processos e produtos com qualidade total, junto ao setor produtivo.

No vídeo abaixo, a Faro explica com detalhamento as questões relacionadas ao mercado de atuação de um Engenheiro Químico.


As inscrições para o vestibular da Faro já estão abertas. Acesse http://vestibular.faroroseira.edu.br e garanta sua inscrição.

Blog inicia série que apresenta “Carreiras verdes”

Já discutimos aqui no blog da Faculdade de Roseira a importância que as profissões relacionadas ao meio ambiente adquiriram no mercado de trabalho. As exigências da iniciativa pública e privada transformaram o modo como empresas e órgãos governamentais se relacionam com a natureza e com a comunidade.

Em sintonia com esta tendência do mercado de trabalho, a Faro desenvolve programas de graduação voltados aos estudantes que busca aliar o desenvolvimento pessoal e profissional à busca de soluções sustentáveis para a harmonia entre instituições, comunidade e meio ambiente.

A partir de hoje, passaremos a divulgar nas nossas mídias sociais os cursos de graduação oferecidos na Faro e a discutir a inserção destes profissionais no mercado de trabalho. Portanto, fique por dentro em nossas atualizações.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia dos Professores


Nesta sexta-feira, dia 15 de outubro, é celebrado o Dia dos Professores. Parabéns a todos os profissionais de educação que se empenham para promover os conceitos, fundamentos e técnicas que levarão o país a um desenvolvimento social e econômico.

Na Faculdade de Roseira, o corpo docente selecionado para atuar nos cursos superiores destaca-se pelo elevado grau de profissionalismo, pela dedicação com que abraça as causas da educação e da preservação ambiental e pela constante busca de aperfeiçoamento. A qualidade do corpo docente foi reconhecida pelos avaliadores do MEC, que atribuiram à instituição, neste item, nota máxima.

Fazenda Boa Vista: Centro de preservação ambiental e histórica

A Fazenda Boa Vista é uma reserva ecológica em Roseira Velha, considerada um posto avançado da reserva da biosfera da Mata Atlântica - título concedido pela Unesco.

Desde 1973, a fazenda desenvolve eventos ligados à cultura e à preservação do meio ambiente. As antigas senzalas, as tuhas e o pátio da Fazenda Boa Vista passaram a abrigar o “Pátio das Artes”, espaço dedicado a manifestações culturais, que já foi palco de lançamento de livros, exposições de artes, entre outros eventos.

Nos últimos trinta anos, a Fazenda Boa Vista também desenvolve um trabalho de recuperação da Mata Atlântica, resultando em uma extensa vegetação, que mostra a riqueza da flora valeparaibana, associada à beleza da biodiversidade da Mata Atlântica.

Conheça mais a Fazenda Boa Vista no Flickr da Faculdade de Roseira. Acesse o álbum dedicado à fazenda neste link.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Vestibular Faro 2011

A Faculdade de Roseira - Faro está com inscrições abertas para o vestibular 2011. São oferecidas 700 vagas, em cursos de graduação e tecnologia.

A Faro oferece os cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Processos Ambientais e Tecnologia em Manutenção Industrial - todos alinhados às propostas do mercado de desenvolver processos que não agridam o meio ambiente e disseminem a educação para a preservação da natureza.

As inscrição vão até o dia 20 de novembro. O vestibular será realizado no dia 21 de novembro. Mais informações neste link.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Crachá verde


Ter o “meio ambiente” como objeto de trabalho é uma das maiores tendências do mercado de trabalho. As carreiras voltadas ao meio ambiente ainda são recentes, mas ganham destaque cada vez maior no mercado, já que estão aliadas às propostas atuais de utilização dos recursos naturais de modo sustentável e consciente .

Atualmente, o foco de muitas empresas e organizações é contribuir para a economia, sem agredir o meio ambiente, utilizando de maneira sustentável os recursos provenientes da natureza. Neste contexto, carreiras surgiram para desenvolver processos econômicos ambientalmente responsáveis.

Além disso, projetos de educação e conscientização comunitária também atraem profissionais para as carreiras ambientais. Neste sentido, o objetivo é despertar na comunidade a importância de se preservar a natureza e minimizar os impactos sociais sobre o ambiente.

Assim, o mercado de trabalho se torna cada vez mais aberto às carreiras relacionadas ao meio ambiente. Estes profissionais trabalharão em indústrias dos mais variados segmentos, institutos de pesquisa e educação, órgãos governamentais de pesquisa e regulamentadores, entre outros.

Profissionais de meio ambiente trabalham em projetos específicos ligados à gestão ambiental: gerenciamento de resíduos sólidos, planejamento ambiental, recuperação de áreas contaminadas e desenvolvimento de novos processos industriais sustentáveis.

Faro nas mídias sociais

Ao buscar se aproximar de seus atuais e futuros alunos, disseminar os conceitos de sustentabilidade e atrair a atenção do público para a preservação ambiental, a FARO – Faculdade de Roseira lança canais próprios para relacionamento nas mídias sociais.

Assim, todos os internautas poderão conhecer as ações realizadas pela FARO e contribuir para uma discussão sobre atitudes mais responsáveis com o planeta e o meio ambiente.

Conheça os canais da FARO nas redes sociais nos links abaixo:

Twitter

Orkut - Buscar 'Faculdade de Roseira'

Facebook

Flickr

YouTube

O que é o Ceavap?

Você sabia que o Vale do Paraíba possui um centro de estudos e pesquisas referente, exclusivamente, à biosfera local, e que desenvolve projetos voltados à preservação ambiental da região? Estas são as missões do Ceavap - Centro de Estudos Ambientais do Vale do Paraíba, que desenvolve na região projetos e discussões referentes ao impacto das atividades sociais e econômicas no meio ambiente.

Neste contexto, o Vale do Paraíba é o cenário onde são realizadas pesquisas para conhecimento e estudo dos recursos ambientais, avaliação dos impactos da interferência do homem no meio ambiente e desenvolvimento de processos industriais que não agridam a biosfera local.

Paralelamente ao cenário de pesquisa e desenvolvimento, o Ceavap promove ações e projetos comunitários, com a intenção de desenvolver na população da região uma consciência quanto à utilização sustentável dos recursos naturais.

Localizado em Roseira, o Ceavap está instalado nos arredores da Fazenda Boa Vista, em uma região reconhecida pela Unesco como posto avançado da reserva da biosfera da Mata Atlântica. Além dos projetos de educação ambiental, o Ceavap mantém um viveiro de mudas nativas, atendendo as empresas da região em projetos de reflorestamento e recuperação de áreas devastadas.

No vídeo abaixo, conheça mais o Ceavap.Você também pode conhecer de perto o Ceavap e todos os projetos desenvolvidos na instituição no site http://www.faroroseira.edu.br/